INSENSATEZ - TÂNIA LOPES

08:06



INSENSATEZ
Autora: Tânia Lopes
Ed. Novo Século - Talentos da Literatura Brasileira
Gênero: Romance policial

SINOPSE
Patrícia Gomes era uma jornalista em busca do furo de reportagem que alavancaria sua carreira. Linda e destemida, vivia em uma cidade do interior dominada pelo tráfico de drogas e desafiava seu editor a romper o silêncio que cercava as atividades criminosas.
A chegada do novo chefão de uma facção rival acirrou o conflito entre os bandidos e colocou a cidade em pé de guerra. Era a oportunidade que ela precisava para fazer a matéria que revelaria os detalhes sobre o crime organizado e a projetaria em sua profissão. O que ela não contava era ser capturada por Marco, o italiano que estava à frente da batalha. Implacável, taciturno, misterioso, indecifrável… Aquele homem representava tudo o que ela mais abominava. No entanto, emanava poder e sensualidade, e Patrícia viu-se entregue a seu magnetismo. Um inimigo, que lhe instigava sentimentos contraditórios e a levaria à beira da insensatez.


A AUTORA


Moradora de Joinvile - SC, Tânia Lopes, desde pequena, sempre gostou de imaginar histórias, criar personagens e enredos. Formou-se e exerceu a profissão de professora no sul do Brasil, onde mora com o marido e uma filha. Hoje, dedica-se a escrever livros repletos de emoção, voltados para o público feminino e usa e abusa das questões do quotidiano. “Fascínio" sua primeira obra, foi lançada na internet e se destacou na lista dos mais lidos no site em que está hospedado. Foi o incentivo que lhe faltava para lançar "Insensatez."

RESENHA
Em seu romance “Insensatez”, a autor Tânia Lopes nos faz entrar em um mundo onde a desconfiança, o medo, a paixão e o mistério estão muito presentes.
O primeiro capítulo determina o ritmo acelerado da narrativa e a adrenalina sobe, o que faz o leitor correr para o segundo capítulo e para os seguintes.
Como todo bom romance, a autora Tânia Lopes nos coloca na pele da protagonista Verônica, jornalista determinada em ser reconhecida com um furo de reportagem, e que é feita prisioneira por um dos chefões no narcotráfico, o italiano Marco.
Há uma luta constante contra sentimentos antagônicos. A paixão e o ódio pelo algoz, que julga ter assassinado o amigo que a ajudou a invadir a casa de Marco.
Verônica é mais do que determinada, é teimosa o que deixa o leitor em tensão extrema. Não há o mínimo bom senso no que ela faz ou deseja. O modo de agir de Verônica pode ser determinado pelo tipo de pai que tem, extremamente agressivo e dominador, e pelo irmão mais velho, igualmente machista. Isso transforma a protagonista em uma mulher, em determinados momentos, irritante. Mesmo assim, com habilidade, a autora Tânia Lopes nos faz torcer para que Patrícia consiga superar os obstáculos e atingir seu objetivo.
Marco, por outro lado, é extremamente controlado e o leitor vai se colocando ora à favor dele, ora contra. O mistério que gira em torno do bandido vai se esclarecendo aos poucos, conforme os capítulos avançam.
Os personagens secundários acabam participando sem roubarem a cena.
A linguagem simples faz o texto fluir. Em um romance como esse da autora Tânia Lopes, a linguagem precisa atingir o leitor e ela consegue fazer isso muito bem.
Não ficaram pontas soltas.

O que me incomodou
A falta de exposição maior do ponto de vista de Marco.
Algumas misturas de pontos de vista e de pequenas cenas inseridas nos capítulos que poderiam ter sido cortadas e outras ampliadas.
Poderia ter explorado mais o antagonista Celso.
A falta de independência de Patrícia com relação à família.
Enrico, por ser um policial, me pareceu mais um espectador. Faltou iniciativa para ele no capítulo 17.
Alguns capítulos sobraram.

É um romance que atinge o universo feminino dos desejos e sonhos impossíveis.
Uma boa leitura para quem procura diversão.
Contato com a autora https://www.facebook.com/tanialopes.escritora/?fref=ts
Para adquirir "Insensatez"
http://www.novoseculo.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=966
http://www.extra.com.br/livros/LiteraturaNacional/livrosFiccaoCientifica/Livro-Insensatez-Tania-Lopes-2974349.html

Publicações que possam lhe interessar

0 comentários