IV ODISSEIA DE LITERATURA FANTÁSTICA

09:37




Já temos programação da Odisseia da Literatura Fantástica, que nesse ano será no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Programação de Bate-papos do sábado, 11 de abril:
>13h50min
Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Bate-papo
História Alternativa, Ficção Histórica e Ficção Alternativa - Estratégias Narrativas, Semelhanças e Diferenças
Como seria o Brasil do século XXI se houvéssemos perdido a Guerra do Paraguai? E se Drácula houvesse sobrevivido no fim da obra-prima de Bram Stoker? Como seria o panorama das Guerras Napoleônicas se ambos os lados usassem dragões como uma espécie de força aérea avant de lettre? Essas e outras questões são debatidas na mesa História Alternativa, Ficção Histórica e Ficção Alternativa.
Participantes:
Eduardo Kasse
@edkasse, escritor e produtor de conteúdo. Autor da Série Tempos de Sangue. Tem duas paixões: a literatura e os cães. E, por incrível que pareça, elas se complementam.
Site: eduardokasse.com.br.
Flávio Cesar de Medeiros Jr.
Nasceu e vive em Belo Horizonte (MG), com esposa e dois filhos. Formou-se em Medicina pela UFMG, especializando-se em Oftalmologia. Escritor de literatura fantástica, tem três romances publicados: Quintessência (2004); Casas de Vampiro (2010) e Homens e Monstros – A Guerra Fria Vitoriana (2013). Participa também com contos e noveletas em diversas antologias. Vencedor do Prêmio Argos (Melhor História Curta), segundo lugar no Prêmio Hydra e segundo lugar no XXII Concurso de Contos Petros, todos em 2012, é membro do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da SFWA (Science Fiction & Fantasy Writers Association).
Gerson Lodi-Ribeiro
Publicou as noveletas na Asimov’s brasileira: “Alienígenas Mitológicos” e “A Ética da Traição”. Autor das coletâneas Outras Histórias...; O Vampiro de Nova Holanda; Outros Brasis; Taikodom: Crônicas e As Melhores Histórias de Carla Cristina Pereira, e dos romances Xochiquetzal: uma Princesa Asteca entre os Incas; A Guardiã da Memória e Aventuras do Vampiro de Palmares. Criador do universo ficcional Taikodom. Antologista de Phantastica Brasiliana; Como Era Gostosa a Minha Alienígena!; Erótica Fantástica 1; Vaporpunk; Dieselpunk; Solarpunk e Super-Heróis.
> 14h40min
Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Bate-papo
Que fase! – A literatura fantástica aqui e agora.
O cenário atual da literatura fantástica dentro e fora do Brasil, discutido por autores que nunca negaram suas raízes no absurdo. Como está o momento para o leitor e para o mercado editorial? É possível viver apenas da produção da escrita? Quais são as próximas ondas na ficção? Quem ganha com isso?
Participantes:
Nicole Siebel
É gaúcha, acadêmica do curso de Letras da FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara), livreira há mais de cinco anos e escritora iniciante. Já participou de algumas coletâneas de contos e, atualmente, mantém o blog Meiga & Maléfica, onde publica contos e resenhas, e é coordenadora da sessão de literatura do Portal 42, site de entretenimento voltado para a cultura pop.
Eric Novello
É autor, tradutor e roteirista. Lançou seu primeiro livro em 2004, e desde então publicou em diferentes coletâneas, sites e jornais literários. Seus livros mais recentes são Neon Azul (2010), A Sombra no Sol (2012) e Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues, lançado em 2014 pela Editora Gutenberg. Nas horas vagas, cuida de seu gato de fumaça e escuta sua coleção imaginária de vinis de blues.
Felipe Castilho
Mora em São Paulo, pelos menos até quando existir água potável. É autor dos livros Ouro, Fogo & Megabytes (2012) e Prata, Terra & Lua Cheia (2013), que fazem parte da série O Legado Folclórico, publicada pela Editora Gutenberg. Também escreveu a HQ Imagine Zumbis na Copa (2014), em parceria com o ilustrador Tainan Rocha, além de lecionar Roteiro na Quanta Academia de Artes. Se o nível da Cantareira continuar subindo, promete lançar mais três trabalhos em 2015.
Gustavo Girardi Brasman
É autor, palestrante, colunista da Record e promotor de eventos de cultura POP. Criador da saga Crônicas dos Senhores de Castelo, a qual possui três volumes publicados do total de cinco. Brasman também criou, em 2014, o evento MegaCON, onde reuniu 5 mil fãs de literatura, cinema, HQ e games. Cavaleiro de Atena, Potterhead, Jedi, Semideus e discípulo do mestre Kami, Brasman usa sua criatividade para fazer mundos fantásticos, onde o impossível é algo impossível de não acontecer.
> 16h20min
Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Bate-papo
Draco - Literatura fantástica brasileira sem medos
Como o trabalho de formação de mercado leitor e profissional para a publicação de literatura fantástica brasileira mudou nos últimos 5 anos em que a editora Draco atuou. Recebimento de originais, formação de carreira para escritores e a luta pela presença mais maciça do trabalho nacional nos grandes revendedores.
Participantes:
Cirilo S. Lemos
Nasceu em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, em 1982, nove anos antes do antológico Ten, do Pearl Jam. Foi ajudante de marceneiro, de pedreiro, de sorveteiro, de marmorista, de astronauta. Fritou hambúrgueres, vendeu flores, criou peixes briguentos, estudou História. Desde então se dedica a escrever, dar aulas e preparar os filhos para a inevitável rebelião das máquinas. Gosta de sonhos horríveis, realidades previsíveis, fotos de família e ukuleles. Publicou em Imaginários v. 3 (2010), Dieselpunk (2011), Sherlock Holmes: Aventuras Secretas (2012). É autor do elogiadíssimo romance O Alienado (2012). Twitter @CiriloSL.
Ana Lúcia Merege
É descendente de fenícios do Líbano e do Al-Gharb. É escritora, bibliotecária e mediadora de leitura. Publicou os livros de ficção O Caçador (2009), Pão e Arte (2012) e o ensaio Os Contos de Fadas (2010), além de contos e artigos. Pela Draco, publica a série Athelgard que já tem dois volumes: O Castelo das Águias (2011) e A Ilha dos Ossos (2014), organizou a antologia Excalibur (2013) e participa de várias antologias e na coleção de e-books Contos do Dragão. blog www.castelodasaguias.blogspot.com.
Erick Santos Cardoso
É desenhista de coração e editor de profissão. Mestre em comunicação, amante da cultura pop em todas as suas vertentes. Tem na Editora Draco o seu projeto para produção e desenvolvimento da literatura de entretenimento nacional. /ericksantoscardoso @ericksama

Publicações que possam lhe interessar

0 comentários